Junho'22
Comparative Effectiveness of Biologics for Endoscopic Healing of the Ileum and Colon in Crohn’s Disease
Short title: Biologics for EH in Crohn’s Disease

Neeraj Narula, Emily C L Wong, Parambir S Dulai, John K Marshall, Vipul Jairath, Walter Reinisch
Am J Gastroenterol. 2022 Apr 15. doi: 10.14309/ajg.0000000000001795


Highlights
- Desconhece-se a eficácia comparativa das várias terapêuticas disponíveis na obtenção de cicatrização endoscópica (CE) nos diferentes segmentos intestinais na Doença de Crohn (DC).

- Neste estudo foi feita uma análise post-hoc de ensaios clínicos de doentes com DC moderada a grave (UNITI - ustekinumab, VERSIFY - vedolizumab, EXTEND - adalimumab e estudo CT-P13 - infliximab) dos dados endoscópicos disponíveis pré-terapêutica e 52 semanas após início da mesma com o objetivo de comparar a obtenção de CE no geral, e no íleon e cólon separadamente após um ano de terapêutica. A CE foi definida por um SES-CD < 3 no geral, e SES-CD de 0 nos segmentos individuais (ileon e cólon).

- Foram analisados 299 doentes, 240 bio-naïves. Verificou-se uma maior percentagem de CE às 52 semanas com o adalimumab (27,9%) e o infliximab (27,7%), seguidos do ustekinumab (17,1%) e vedolizumab (7,1%) independentemente do valor SES-CD à inclusão.

- Na análise por segmentos, os fármacos anti-TNF obtiveram os melhores resultados no cólon. No íleon, o infliximab foi superior ao vedolizumab em doentes com úlceras grandes à data de inclusão, sendo sugerido pelos autores que os anti-TNF poderão ser o fármaco de escolha em doentes com DC predominantemente ileal, particularmente se doença com maior gravidade endoscópica.

- No entanto, este estudo tem várias limitações, como diferenças nos desenhos dos estudos, o número limitado e as diferentes características dos doentes por grupos, entre outras. Continuam a ser necessários estudos head-to-head para melhor definir algoritmos terapêuticos.

Se pretender o artigo, contacte-nos.
 
Agenda
De 19 de abril a 21 de abril de 2023
Reunião Anual GEDII
©2022 GEDII - Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal | Todos os direitos reservados | Links úteis | Termos e condiçoes
Desenvolvido por DogmaSis